quinta-feira, 3 de setembro de 2009

REFLEXÃO - Por Mim ... Vale o que vale!


Antes de mais quero pedir, a quem decidir passar os olhos por este breve texto, que nao fique pela metade. Tal como diz aqui em cima isto é uma REFLEXÃO, e tem, entre outras caracteristicas, o facto de a conclusão, caso se chegue a alguma, vir NO FIM!

Todos os grandes Terramotos têm replicas! E o que sucedeu no nosso Basquetebol Feminino não foge à regra. O facto de a Débora ter decidido sair teria sempre 'efeitos colaterais', isso era para mim um dado adquirido desde que a 'Loira' me disse que estava a colocar essa hipótese. Ela era lider aqui e é uma atleta com um potencial fora do comum. Alguem que com 1,80 é capaz de fazer todas as posições dentro do campo ofensiva e defensivamente, com grande eficiência, independentemente das caracteristicas da adversária, não pode ser muito comum... Orgulho-me do que ajudamos a construir, e fiquei muito aliviado quando ela me comunicou, depois de mais de um mês sem trocarmos ideias, que jogaria em Algueirão. Uffffff! Ao menos isso...ADESintra parece-me muito bem! As outras hipoteses pareciam-me más de mais, e não me parece que tenham capacidade para assumir a resposabilidade de levar a Débora a ser tudo o que eu sei que ela é capaz de vir a ser! Não só por motivos desportivos, porque isso é muito relativo, mas sobretudo por razões de integridade das pessoas que teriam o Futuro dela nas mãos, senão vejamos:

Será éticamente correcto alguém do corpo técnico regional, ao terminar um treino da selecção, ir para a bancada do SAD (local onde se realizou o treino) convidar atletas para irem para o clube onde desempenha funções técnicas?

Ou alguém com quem eu partilhei o balneario, enquanto atleta no ACL, que me conhece à 15 anos, andar a 'chagar' a cabeça de uma miuda de 13 anos, quando bastaria um telefonema para mim e eu proprio promoveria um encontro com os pais, atleta e responsaveis do respectivo clube pretendente, tal como fiz com a Bri qdo me contactaram do Algueirão? Acima de tudo é a postura das pessoas que me deixa triste...

Depois desta situação, outras estão a suceder, talvez não com o mesmo impacto, mas certamente com a mesma importância, pelo menos para nós!

Com tudo isto, dei por mim a pensar se tudo o que temos feito valerá a pena. Se eu estou errado ao achar que quanto mais clubes existirem, melhor para o Jogo, e os outros é que estão certos, e devemos é convidar os atletas dos outros clubes até que estes se fartem e fechem as portas, como aconteceu com alguns nos últimos anos! Ou se deveria abdicar da competição oficial até aos escalões de Juniores, mantendo os miudos a treinar, mas sem competir oficialmente, para não os expor a estas autenticas 'torturas' (palavra usada por uma atleta qdo me falava das chamadas DIÁRIAS que recebia de pessoas de importantes clubes da nossa 'Nobre' praça ou de Seleccionadores Regionais que depois passam por mim e me viram a cara (esta gente faz-me rir tanto - Que Hipocritas!), a dizer que no Carnide nunca iria ser nada!)! Se deveria dar um call ao Prof., e dizer-lhe que não mais iriam atletas do nosso clube às selecções! Se deveria deixar de justificar o estatuto de Utilidade Pública Desportiva, e cobrar uma 'pequena' fortunazinha aos atletas, para praticarem uma actividade para a qual recebemos dinheiros dos contribuintes, como fazem outras instituições de 'Utilidade Pública'! Se deveria deixar de cumprir com as minhas obrigações para com a ABL ou a FPB, para poupar algum dinheiro e 'comprar' atletas que os outros formam (e nem precisava de deixar de pagar nada porque o nosso clube até tem prevista uma verba para ajuda a atletas com condições sociais precárias); Se valerá a pena trabalharmos que nem cães, para conseguir melhores pavilhões, Torneios em Italia ou no país da Camila, colocar atletas a fazer Campos de Férias de Basquetebol em Espanha e em Italia, iniciar contactos para colocar daqui auns anos gente merecedora a estudar e a jogar noutros paises, poder comprar Bolas de qualidade (sim pq ao Carnide nunca foram oferecidas bolas pelas instituições que regem algumas das competições, como acontece noutros locais). Se deveria mandar isto tudo às hortigas e fechar a porta...

Neste momento é o que me apetece... Mas descansa Felipa, isso não vai acontecer... Não te garanto que vá impedir as lágrimas de cairem, de novo, pelo teu rosto, mas te garanto que vou continuar a trabalhar, com um sorriso nos lábios, para pessoas de Causas e não de momentos!

À Joana e ao Telmo (Vasco, Bea e Ivo), se alguma vez vos disserem que vos falta qualidade... por favor, riam-se... mas ás gargalhadas...(Como só tu sabes Payasa). São 'treinadores/estagiários' á dois anos, e ajudaram a formar uma atleta que foi referenciada para o CNT em 2008, jogou na selecção de Sub-16 com 14 anos e quem disse que e CC nao tem qualidade, queria que ela fosse jogar para si (HIPOCRITAS!) e a Mafalda vai para o CNT em 2009/10, jogou na selecção de Sub-15 com 13 anos, e mais atletas bombásticas estão aqui connosco, como nós bem sabemos (Mas nao vamos falar muito alto, senão o belo do Bacalhau, ou aquela Lima com uns dentes maiorzinhos ou mesmo a Irmã que diz que viu a Nossa Sra de Fátima ainda começam já a lixar a cabeça das miudas à porta da Maternidade...)

Puxa...São 3:17 da manhã... e ás 6:30 tenho de estar a sair de casa pó trabalho... FUI!!!

Amanhã ás 19h00 na sede ... para construir mais um bocadinho de algo nosso...

Bjs e Abraços...

Gonçalo

Sem comentários: