quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mais do que O Homem Grande... O GRANDE HOMEM!

Morreu Manute Bol!

Sudanês, 2,31 mts, 12 épocas de NBA... Tornou-se homem ao matar sozinho um Leão com uma lança aos 13 anos, como ritual de passagem da sua tribo, no Sudão...de onde não saiu até aos 18 anos onde foi 'descoberto' por militares americanos num campo de refugiados, quando se iniciaram os genocídios no seu pais... 6 anos depois estava na NBA, e todo o dinheiro que ganhou reverteu a ajudar a matar a fome e a doença no seu pais, ao ponto de que, quando quase morreu num acidente de viação com um taxista bebado, onde nao usava cinto de segurança por quase nao caber dentro do carro... nao tinha seguro de saude e foram os seu ex-companheiros de equipa que se juntaram para pagar os tratamnetos e a recuperação...ele voltou e voltou a dar tudo o que ganhou para ajudar as pessoas do seu pais.

Manute Bol morreu sabado, dia 20 de Junho.

Diz-se que não podemos ajudar toda a gente... Manute Bol tentou!



Mais do que O Homem Grande... O GRANDE HOMEM!

1 comentário:

P disse...

É verdade Mamute bol nos deixou.

Gonçalo deixou informação sobre este grande homem,no mundo,no basket,etc.

Eu acrescento umas informações:
O nome Mamute que lhe foi dado pelo seu pai [um dinka - chefe tribal] significa "benção especial". Para quem não sabe os dinka sao um grupo étnico no sul do sudão e considerados a maior tribo etnica do sul do sudão.

Eu tive conhecimento deste grande senhor, não nos campos de basket, mas sim na licenciatura de antropologia quando estudei os dinkas e quando foi referido o jogador mamute bol como um exemplo.