quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MJ de saias...

À dias a ver a cerimónia do James Naysmith Hall of Fame de 2010 recordei uma 'conversa' que tive com a equipa de Sub-14 Feminina, em que me dei conta que nós, treinadores, temos negligênciado um aspecto importantissimo do jogo: A SUA HISTÓRIA!

Nessa ocasiao coloquei 4 fotografias de outros tantos atletas que são para mim figuras incontornáveis, com reconhecimento, e exemplos claros de modelos a seguir para quem gosta jogar basquetebol (que estupido fui! Como poderiam saber se nunca ninguem lhes ensinou a história do jogo)
As personalidades em causa eram a Ticha, o Carlos Lisboa, MJ e ... Cynthia Cooper.
Os três primeiros ... pacifico! Melhor ou pior toda a gente sabia quem eram e o que tinham feito!
Já Cynthia Cooper ... Nop! Não soava nada!

Na altura fiquei um pouco chocado. Como pode esta gente não saber quem foi aquela que é considerada a melhor jogadora de Basquetebol de sempre, o MJ de saias, ganhou os 4 primeiros titulos da WNBA ... e foi MVP das 4 finais, tinha os mesmos movimentos de MJ (embora limitados pelos seus 175 cm), o Fadeaway, dois mais um, o saltar e mudar de mão para proteger o lançamento, a defesa todo o campo, os roubos, o pára e lança com as adversárias a sairem da frente ... para o chão? A resposta: Eu, que sei quem é, quem foi e o que representa para o jogo ... nunca a 'apresentei', nem a atletas nem a treinadores do meu clube! Já dizia a outra ... 'Mau Meu!'
 A falta de mediatismo dos primórdios da WNBA não a ajudam é certo (há muito pouco no youtube) mas Cynthia Cooper fez-me ficar acordado até às tantas da manhã para a ver jogar (coisa que o Kobe ou o Lebron nunca fizeram)

Cynthia Cooper tornou-se este mês membro do Hall of Fame of Basketball (A maior honra que pode ser dada a alguém ligado ao Basquetebol). Foi a primeira atleta da WNBA a sê-lo. (Junto com a Melhor Equipa alguma vez reunida em qualquer modalidade - TEAM USA 1992, Scottie Pippen, Karl Malone, Ubiratan Pereira, Dennis Johnson, Gus Johnson)

Sem comentários: